Agilidade

Maturidade em Arquitetura, Processo e Ambiente, veja o nosso MAPA

O MAPA – Maturidade em Arquiteura, Processos e Ambiente – é um game criado para auxiliar no processo de transformação digital e ágil. Ele é baseado na evolução da maturidade da arquitetura, processos e ambiente dos grupos de trabalho da diretoria de tecnologia que realizam as entregas estratégicas.

A ideia central é incentivarmos boas práticas e avançarmos alguns conceitos/tecnologias dentro das equipes. Os times desse modo assumem o desafio de seguir com persistência em busca do aperfeiçoamento. A equipe participa de uma evolução constante, abrindo uma nova perspectiva a cada ciclo e incentivando a participação de todas as pessoas, independente do papel que exerce.

O jogo foi desenhado para rodar em ciclos trimestrais, onde os times contratam objetivos que devem ser realizados no timebox daquele ciclo. O progresso do game é medido através dos desafios entregues pelos times, no final temos uma cerimônia de premiação.

Se você está lendo e participa ou já participou de algum ciclo do MAPA, já parou para refletir quanta coisa bacana já fizemos juntos ao longo desses anos? O quanto evoluímos como um time em práticas ágeis, no desenvolvimento das soluções, na parte de operações/infraestrutura e sem falar segurança. Tudo isso é nosso diferencial e também fundamental para o banco.  

A ideia de inserir uma temática por trás do MAPA, torna a gamificação de maneira lúdica e ao mesmo um incentivo a mais para os times. Fazem 2 anos que aplicamos o MAPA com a temática de karatê, onde cada ciclo os times se aplicam para ganharem conhecimento e consequentemente avançarem de faixa.

Os desafios ao longo do tempo se transformaram e hoje são avaliados as seguintes vertentes: 

Agilidade

A ideia é fortalecermos as métricas dentro da empresa, onde próprio time seja responsável por olhar e analisar suas métricas em ciclos regulares.

Um outro ponto relacionado a essa vertente são as praticas de times como: Mob Programming, Pair Programming, Dojos, Lightning talk.

Aproveitando o MAPA, realizamos a aferição do eNPS, para medir o nível de satisfação e nível de engajamento para recomendar a empresa em seu círculo pessoal, social e profissional!

DevSecOps (Desenvolvimento, Segurança e Operações)

Nessa vertente buscamos fortalecer a parte de alguns níveis de testes, design de software, escalabilidade, resiliência das aplicações, disponibilidade dos serviços.

Na parte de segurança são feitos desafios para alinharmos que estamos compliance com questões de informações inseridas em logs e chaves de segurança dos nossos sistemas internos.

%d blogueiros gostam disto: