Arquitetura

Porque usar Cloud Computing

Muitas empresas tem adotado Cloud Computing nos últimos anos, e na HypeFlame/ Agibank não foi diferente. A computação em nuvem tem permitido que elas acessem softwares na Internet como um serviço, além de ser uma maneira segura de armazenar e compartilhar dados.

Podemos dizer que Cloud Computing oferece vantagem competitiva para as empresas, pois os conceitos de SAAS (Software as a service), IAAS (infrastructure as a Service, PAAS (Plataform as a service), alavancam as empresas a chegar aos seus objetivos sem ter que investir em intes que não sejam o CORE do seu Business.

De acordo com a Forbes Magazine em um estudo feito em 2018, até o final de 2020,  83% do workloads das empresas estão na Cloud. Baseado na movimentação da transformação digital das empresas, a adoção de Cloud tem sido um grande fator para alavancar esse movimento.
Juntamente com a adoção de cloud, podemos considerar que serão influenciados também os setores de Inteligencia Artificial, Machine Learning, profissionais de Segurança e profissionais com conhecimento em serviços Cloud.No centro de tudo isso, estão plataformas como Amazon AWS, Google Cloud Platform, IBM Cloud, Microsoft Azure, empresas que se destacam no segmnento cloud publica.

A pesquisa mostra que os muitos desafios que as empresas enfrentam na transformação digital de seus modelos de negócios são o principal fator que contribui para a adoção da Cloud. Atingir agilidade de TI (62%), destacando-se em DevOps (58%), mobilidade (55%), Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (50%) e adoção de Internet das Coisas (IoT) (45%) são os principais seis fatores que impulsionam a adoção da nuvem hoje. 
Gráficos da pesquisa da Forbes.
Quais são os maiores desafios para as organizações com a nuvem pública hoje?

A cloud publica que mais cresceu nos últimos anos é a AWS, pois a maturidade e a diversidade de serviços é o quem tem feito com que a AWS se destaca-se, em segundo lugar a Azure aparece, e hoje em 2021 podemos dizer que o cenário se mantem conforme a previsão.

Para entender totalmente como Cloud funciona e por que as empresas a usam para armazenar dados e programas, é essencial identificar as características mais comuns de Cloud.

Disponibilidade sob demanda

O recurso mais importante dos serviços de computação de cloud é sua disponibilidade sob demanda. Essas características de self-service significam que você (em alguns casos), não precisa pedir ajuda do setor totalmente especializado realizar um processo. Pois uma pessoa com conhecimentos não tão profundos da tecnologia pode realizar tarefa, ou o provedor pode realizar a atividade mediante uma solicitação.

Recursos Multi-tenant 

Um modelo Multi-tenant, como o usado na computação de cloud, oferece a vários usuários a capacidade de compartilhar recursos, mas sem expô-los a riscos de segurança. Imagine que você tem um prédio que abriga centenas de pessoas. Provavelmente, eles vivem em uma infraestrutura, mas ainda podem manter sua privacidade porque vivem em apartamentos separados. Os inquilinos do edifício compartilham as mesmas comodidades fornecidas pela mesma infraestrutura e é essencialmente isso que significa o pool de recursos. Na nuvem, os recursos de computação são aqueles que são agrupados de forma a servir a uma infinidade de usuários.

Habilidade de escalar rapidamente

A elasticidade, ou a capacidade de aumentar ou diminuir rapidamente, é necessária na computação de Cloud para acompanhar a demanda. Se um aplicativo exibir grandes volumes de tráfego, o serviço não será afetado porque servidores adicionais serão fornecidos automaticamente. Essa elasticidade significa simplesmente que a nuvem pode provisionar ou liberar imediatamente de acordo com o que for necessário. Por exemplo: se sua empresa realizará uma grande campanha de marketing, e o fluxo do site de é 10k usuários por dia, com essa campanha será esperado 50k por dia. Com cloud você pode aumentar durante um período especifico para atender essa nova demanda, e logo após poderá volta ao tamanho menor ou mais adequado.

Você paga pelo que utiliza

Isso significa que os usuários devem pagar apenas por uso. Como tal, a nuvem tem um medidor que mede – monitora, controla ou gerencia e relata o uso de recursos. Isso incentiva a transparência e é uma garantia de que os usuários paguem apenas pelo que realmente usam.
Em outras palavras, o valor que os usuários pagam varia de acordo com o quanto eles consomem dos serviços prestados

Benefícios no uso de Cloud Computing

Redução de Custos

Estabelecer e operar um data center é caro. Você precisa comprar o equipamento certo e contratar técnicos para instalar e gerenciar o centro. Ao mudar para a Cloud, você pagará apenas pelos serviços adquiridos. Os fornecedores cobram os serviços de cloud com base nos recursos, armazenamento, número de usuários, tempo , memória, entre outros.

Flexibilidade

Um dos principais benefícios da computação em nuvem é a flexibilidade. O serviço oferece a você e seus funcionários a flexibilidade de trabalhar em qualquer local. Os funcionários podem concluir suas tarefas em casa ou no campo. Você pode reduzir o número de estações de trabalho em seu escritório e permitir que alguns funcionários trabalhem em casa para economizar ainda mais. A computação em cloud permite que você monitore as operações em seus negócios de forma eficaz. Você só precisa de uma conexão rápida com a Internet para obter atualizações em tempo real de todas as operações.

Escalabilidade

A maneira tradicional de planejar um crescimento inesperado é comprar e manter servidores, armazenamento e licenças adicionais. Pode levar anos até que você realmente use os recursos de reserva. É fácil escalar os serviços de computação em nuvem. Você pode obter espaço de armazenamento adicional ou recursos sempre que precisar. Seu provedor simplesmente atualizará seu pacote em minutos, desde que você atenda ao custo adicional.

Qualidade

Uma solução SaaS pode ser usada por milhares de clientes, e muitos casos extremos são resolvidos e bugs de software são eliminados assim que são descobertos. Uma solução desenvolvida sob medida não passará pelo mesmo nível de teste de usuário e, portanto, seus usuários de negócios podem encontrar muitos problemas e você encontrará uma conta cara para consertar esses problemas.

Manutenção

Uma solução SaaS atualizará e manterá continuamente sua oferta; corrigir problemas de segurança e corrigir bugs. Você não precisa alocar recursos ou contratar recursos externos para este empreendimento. Além disso, você obtém novos recursos e funcionalidades sem custo adicional.

Interoperabilidade

As ofertas de SaaS moderno geralmente vêm com uma API que oferece a capacidade de conectar o serviço a qualquer um de seus sistemas internos.Você não precisa se preocupar com o bloqueio de dados. Muitas empresas de SaaS fornecem uma API bem documentada e clientes de API de código aberto em linguagens de programação populares, para que seu trabalho de integração avance rapidamente. Eles também podem oferecer algumas integrações plug and play (nenhum desenvolvimento customizado necessário) com outros serviços SaaS populares.

Deixe a nuvem atualizar seu software

Os fornecedores de cloud cuidam do seu software para você, lançam atualizações de software regularmente, incluindo atualizações de segurança, para que você não precise se preocupar em perder tempo mantendo o sistema sozinho. Isso deixa você livre para se concentrar nas coisas que importam, como o crescimento do seu negócio.

Não há necessidade de um plano de backup

O sistema de computação tradicional requer planos de backup especialmente para armazenamento de dados. Um desastre pode levar à perda permanente de dados se não houver armazenamento de backup no local. As empresas não exigem menos desses meios ao armazenar dados em cloud. Os dados estarão sempre disponíveis desde que os usuários tenham uma conexão com a internet.

Muitas opções de serviços

Como já mencionado os principais grupos de serviços de computação em cloud, ou seja, SaaS, PaaS e IaaS. Cada um desses grupos tem muitas subcategorias que variam entre os provedores. Por exemplo, se você estiver procurando por software, terá centenas de opções de diferentes fornecedores. Você pode escolher os provedores de serviços com os melhores recursos e taxas para o serviço de que sua empresa precisa.

Competitividade

Utilizar serviços de cloud dá a todos acesso a tecnologia de grandes empresas. Também permite que as empresas menores atuem mais rápido do que os concorrentes grandes e estabelecidos. Os aplicativos de serviços pay-as-you-go e de negócios em nuvem significam que pequenas empresas podem trabalhar com os produtos que apenas grandes empresas poderiam adquirir, e fazer frente a essas grandes empresas.

Conclusão

Como podemos ver o movimento de adoção de cloud cresce ano após ano.

Os benefícios são muitos, pois influencia desde a disponibilidade até o time do marketing, além de prover as empresa a possibilidade de se preocupar apenas com o seu diferencial, independente da sua indústria. Data center e atualizações de alguns softwares hoje em dia deixou de ser uma preocupação.

Com a cloud vem um outro tema que é falta de profissionais qualificados. Podemos ver isso por duas perspectivas: problema ou oportunidade. Devido a esse fator cloud, abre-se portas para mais pessoas entrarem na TI. Porém, a necessidade de qualificação fica cada vez maior.

Referências:

%d blogueiros gostam disto: